quarta-feira, 23 de março de 2011

Alunos aprendem, divertindo-se

Os alunos dos 3ºs anos B e C da Escola E. Bolívar Boanerges da Silveira encerraram nessa quarta-feira o ciclo de peças teatrais sobre Clássicos da Literatura Brasileira. A proposta dada pela professora, no caso eu mesma, era a de aprender Português na prática. Os alunos foram desafiados a transformarem livros como Dom Casmurro, Menino de Engenho, Escrava Isaura e outros, em peças de teatro e encená-las. O objetivo era primeiramente desenvolver a linguagem oral, principalmente quebrar a grande dificuldade de falar em público (maior fobia do brasileiro, segundo pesquisas) e despertar o interesse pela leitura, aproximando o aluno de grandes obras de nossa literatura, muitas vezes vista com desinteresse pelos jovens.
O resultado desse trabalho foi um inesperado empenho por parte dos alunos em preparar e apresentar os teatros, que ficaram excelentes e esbanjaram criatividade e originalidade, diante das limitações de cenário, figurino e tempo.
As peças foram encenadas para  alunos  dos 1ºs anos e serviram para despertar esses também para a leitura e para as artes cênicas, além de tornar a rotina escolar muito mais atrativa e interessante.
Nenhum dos alunos das duas classes deixou o trabalho a desejar. Foi recompensador ver nos olhos deles, principalmente dos mais tímidos, o brilho de quem conseguiu vencer a barreira particular da baixo-estima e conquistar o sucesso pessoal. Valores como a cooperação, iniciativa e respeito também se destacaram nesse projeto, que, aliás, não para aí, agora todos estão se empenhando na realização de um jornal escolar.
Esses garotos vão longe. Se quiser assistir às apresentações que vão do encantador ao engraçado, acesse:

Fabiana de oliveira Ribeiro
Publicado no Jornal Infinita
Menino de Engenho

Menino de Engenho

Menino de Engenho

Menino de Engenho

Dom Casmurro

A Luneta mágica

personagem de Simplício de A Luneta mágica

A escrava Isaura

Personagem Isaura

Memórias póstumas de Brás Cubas

Brás Cubas
links dos videos no youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de comentar? Fique a vontade!