sábado, 16 de abril de 2011

PUBLICADO NA FOLHA REGIONAL:
Aluna da Escola E. Bolivar Boanerges da Silveira tem texto lançado na Bienal do livro 2010

A aluna Rosemeire Aparecida Albano foi uma dos 130 alunos que participaram do Projeto Ler é Bom! Experimente! Aplicado aos alunos dos 3ºs anos B, C e 9º A da EEBBS em Alterosa MG.
O projeto foi realizado com os alunos como forma de despertar o interesse e gosto pela leitura, já que até nas classes de 3º ano foi possível identificar alunos que nunca leram sequer um livro inteiro. Isso é absurdo!
Diante do desinteresse geral dos jovens inscrevi a escola no já citado projeto do escritor Laé de Souza, logo recebemos material para realização das oficinas de leitura e a doação de 130 livros que enriqueceram bastante o acervo da biblioteca escolar.
A princípio os alunos apresentaram certa resistência  às oficinas, mas aos poucos foram descobrindo o sabor da leitura e passaram a apreciar os textos lidos e conscientizarem de que não é possível aprender a gramática normativa se não há domínio de interpretação e produção textual e que aquela existe em função desses conforme nos orienta o Conteúdo Básico Comum e a prática do ensino da língua.
Após as oficinas os alunos redigiram um intertexto das crônicas lidas que foram enviadas a um concurso promovido pela fundação de Laé de Souza que selecionaria os 50 melhores textos para serem publicados numa coletânea.
Participaram alunos de todo o Brasil e a crônica Dentinho da aluna Rosemeire foi uma das selecionadas e publicadas no livro juntamente com textos de Laé de Souza e Luiz Fernando Veríssimo, tendo lançamento na Bienal 2010. Apenas dois alunos de Minas Gerais foram escolhidos.
Ter um texto publicado já durante o ensino médio é um importante enriquecedor do currículo tanto para o mercado de trabalho, quanto para a iniciação à pesquisa numa universidade, ainda mais quando se tem um trabalho publicado ao lado de grandes nomes. Essa foi uma das oportunidades que pude dar aos meus alunos em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de comentar? Fique a vontade!